Florianópolis, 12 de dezembro de 2017
Search
caps

Usuários abrem as portas do CAPS em rolê para a comunidade

Reportagem:

A tradicional festa de fim de ano das usuárias/os com as trabalhadoras/es do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) desta vez será aberta a toda a cidade. “Quisemos fazer diferente. A ideia é que a comunidade venha para conhecer a nossa casa, esse espaço que é importante para nós”, conta Carla Oliveira, presidenta da Associação dos Usuários. O evento será neste sábado (02/12) no CAPS Ponta do Coral, a partir das 12h. Entrada gratuita.

caps_programação

Imagem de divulgação com as apresentações previstas para o Rolê do CAPS.

Ao longo do dia, diversas atividades artísticas vão acontecer, todas realizadas com participação das próprias usuárias/os. Apresentação de bandas, teatro, capoeira e grafitagem. Além da realização de uma rifa. A premiação serão produtos confeccionados também pela associação. “Aqui temos muita gente que são verdadeiros artistas, como o Gustavo, que pintou as canecas”, disse Carla.

Todo dinheiro angariado será para manutenção do espaço de convívio do CAPS Ponta do Coral. No dia 19 de outubro o Brechó mantido pelo usuárias/os foi arrombado e alguns produtos foram levados. “Agora queremos instalar grades e câmeras para proteger, porque não foi a primeira vez”. Há diversas maneiras de ajudar, comprando a rifa ou os produtos diretamente. No entanto, como conta Carla, “a maior ajuda é a participação. Falo com muita gente que nem sabe o que é o CAPS. Acho importante que saibam onde é e o que faz. Por aqui é a nossa casa, um lugar que nos sentimos bem”

Comemoração em boa hora

Este ano as/os usuárias/os têm muito a comemorar. Em outubro de 2016, a prefeitura parou de conceder alimentação para quem frequentasse as atividades do CAPS. Somente em agosto, a situação se normalizou. O que ainda não está definido é a questão do passe de ônibus. Sempre foi direito a passagem livre, no entanto, uma das leis aprovados no pacotão do início do ano, foi o corte no passe. “Nós fizemos um decreto que o secretário Marcelo da Mobilidade Urbana aprovou. Está sendo enviada à documentação ao prefeito Gean que passará para a Câmara dos Vereadores. Será criado um novo cartão, o da saúde mental”

O MARUIM fez uma reportagem contando estes cortes realizados. Veja no vídeo abaixo:

Veja evento do rolê no Facebook:
www.facebook.com/events/1646824635380469